O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse nesta quarta (20) que a mudança da legislação para permitir a compra de terras por estrangeiros seria positiva no esforço do governo para aumentar os investimentos no país.
"Esse é um assunto fundamental e nós achamos que de fato seria positivo se fosse aprovado, na medida em que aumenta o investimento no Brasil e a produtividade geral da economia", disse o ministro após encontro com empresários em Nova York em que ele foi questionado sobre a lei.
A ideia de liberar a venda de terras agrícolas a estrangeiras tem sido discutida pelo governo Michel Temer, depois de ter sido vetada em 2010. O objetivo é aumentar investimentos na produção, mas falta detalhar o projeto.
Meirelles reafirmou que a prioridade do governo é a aprovação do teto dos gastos públicos, por ser "uma questão estrutural". Ele disse que não teme que o arrocho seja excessivo e acabe prejudicando a retomada econômica.
"É importante esclarecer que não há corte. O que estamos propondo é um projeto gradual de limitação de crescimento de gastos", afirmou. "No momento em que resolvermos esse assunto, lidamos com um aspecto fundamental que é a queda de confiança em função de uma percepção de descontrole de gastos públicos".
Fonte: Udop, com informações da Folha de S.Paulo (escrita por Marcelo Ninio)