Empresas fabricantes de máquinas e equipamentos faturam US$ 25 milhões em feiras na Colômbia


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Foram cinco dias de eventos, centenas de contatos comerciais efetivados e US$ 24,4 milhões em vendas realizadas e negócios futuros para os próximos doze meses. Este foi o balanço que os 34 fabricantes brasileiros de máquinas e equipamentos trouxeram da Colômbia ao encerrarem sua participação na Feira Internacional de Bogotá – FIB 2016 e na Colombiaplast 2016, ocorridas naquele país de 26 a 30 de setembro.

O Programa Brazil Machinery Solutions, que organizou a participação brasileira nos dois eventos, é fruto da parceria entre a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e tem como objetivo promover exportações brasileiras de máquinas e equipamentos no mercado mundial, fortalecendo a imagem do Brasil como fabricante de bens de capital mecânico.

Durante a 31ª. FIB, feira multissetorial consolidada como fonte de intercâmbio de novas tecnologias aplicadas a todas as indústrias produtivas do continente, foram apresentados ao mercado latino-americano máquinas e equipamentos brasileiros destinados aos setores alimentício, cimento e mineração, bombas, geradores, transmissão mecânica, máquinas-ferramenta, entre outros.

As 17 empresas presentes registraram um volume de negócios fechados e esperados para os próximos doze meses nesse evento na ordem de US$ 11 milhões, em negociações realizadas com compradores oriundos de países como Colômbia, Equador, Chile, Guatemala, Venezuela, Peru, Costa Rica e Panamá.

Já no evento voltado para setores do plástico, borracha e petroquímico, a Colombiaplast 2016, que acontece simultaneamente à FIB, mais uma vez a indústria brasileira de máquinas e equipamentos apresentou inovações e soluções tecnológicas ao mercado latino-americano. Em uma área de mais de 450 m², as outras 17 empresas participantes – cinco a mais do que na edição anterior e, entre estas, nove fabricantes que haviam participado da Colombiaplast 2014 – receberam compradores de Colômbia, Chile, Equador, Panamá, Peru, México, República Dominicana e Venezuela, com quem realizaram negócios na ordem de US$ 13.4 milhões, entre transações realizadas e futuras.

Em 2015, a Colômbia apontou como o 10º mercado de máquinas e equipamentos para o Brasil, com exportações brasileiras de US$ 253 milhões para aquele país. Os três principais subsetores de produtos exportados para o mercado colombiano são os de máquinas e equipamentos pesados, máquinas rodoviárias e máquinas agrícolas. Juntos, esses três subsetores responderam por US$ 119 milhões em exportações brasileiras para lá no ano passado. De janeiro a julho deste ano, o Brasil já exportou US$ 116 milhões para a Colômbia, sendo que esses três setores corresponderam a US$ 50.3 milhões nessas exportações no acumulado até julho.

Já com relação às exportações de máquinas e equipamentos especificamente para a indústria transformadora de plástico na América Latina, o Brasil registrou no primeiro semestre deste ano vendas na ordem de US$ 23 milhões, um crescimento de 47% frente aos US$ 16 milhões acumulados no mesmo período do ano passado.  Os principais importadores são Colômbia, Peru e Argentina, sendo a Colômbia o primeiro mercado de máquinas e equipamentos para a indústria transformadora de plástico, com importações de US$ 7,8 milhões, registradas entre os meses janeiro e julho de 2016.

As três principais famílias de produtos exportados para o mercado colombiano são as de máquinas para moldar plástico e borracha, moldadoras por insuflação e extrusoras para materiais termoplásticos. Juntos, os três setores responderam por US$ 6,3 milhões em exportações brasileiras para aquele país neste período de janeiro e julho deste.

Fonte: Apex-Brasil