Água de reúso para a indústria aumenta oferta de água potável para a população - veja como


blog-image
Imagem retirada de http://exame.abril.com.br/negocios/dino/noticias/agua-de-reuso-para-a-industria-aumenta-oferta-de-agua-potavel-para-a-populacao-veja-como.shtml

Quem circula pelas grandes cidades do sudeste brasileiro já se acostumou a cruzar com placas afixadas em edifícios residenciais e comerciais que informam: "esse prédio usa água de reúso". Pudera, entre 2014 e 2015, a região foi vítima da pior estiagem nos últimos 84 anos, com mananciais fundamentais ao abastecimento de capitais como São Paulo e Rio de Janeiro secando a níveis jamais vistos. Assim, tanto em prédios residenciais quanto em prédios comerciais, a água de reúso virou alternativa para regar jardins, lavar calçadas, fachadas e carros, e até encher descargas sem precisar recorrer à água da rede.

Mas o que é água de reúso? A água da chuva, quando armazenada e reaproveitada para a limpeza do quintal de uma casa, por exemplo, pode ser classificada como "de reúso". Mas é preciso destacar que não existe um, mas muitos tipos de água que podem receber a essa etiqueta. E diferentemente do armazenamento da água da chuva, algumas águas de reúso são obtidas por meio de complexos processos químicos, físicos ou biológicos, muitas vezes seguindo parâmetros mais rigorosos do que aqueles que regulam a distribuição de água potável. Nesse sentido, há classes de água próprias para reúso residencial, comercial e até industrial. Conceitualmente elas têm em comum o fato de já terem sido utilizadas anteriormente.

A indústria e a água de reúso
A indústria brasileira consome 7% de toda a vazão de água do País, segundo as informações mais recentes da Agência Nacional de Águas (ANA). Das caldeiras industriais às torres de resfriamento, passando pela cura de concreto e a lavagem das peças na indústria mecânica – boa parte dos processos neste segmento da economia precisa de água. Mas não precisa ser água potável. É aí que a água de reúso surge, com cada vez mais força, como alternativa viável e vantajosa.

Fonte: Exame.com, com informações da Aquapolo